28 de janeiro de 2015

Critica aberta aos Testemunhas de Jeová

Site revela malefícios e podres da instituição, naquilo que quase parece ser uma disputa na colecção de imoralidades com a Igreja Romana Católica.




Muito embora seja um pouco sensacionalista ao afirmar ligações duvidosas com práticas maçónicas e ao descrever casos de uma paranóica pareidolia como revelação de ligações a práticas ocultistas, este site é um bom sitio para se começar a esgravatar na realidade em que vivem os Testemunhas de Jeová. 
Muito bem documentado e estruturado, dá para navegar de uma forma relativamente suave. O problema é, por onde começar?

Casos de violência física e psicológica, encobrimento de estrupos (violações),  modo de funcionamento das estruturas hierárquicas, problemas com instituições jurídicas de alguns países, previsões do fim do mundo falhadas...

Enfim, um mundo de artigos à escolha que podem ler. Mesmo assim, tal como referi, cuidado com a matéria sensacionalista. 

Muito embora possua uma apologia cristã, vale a pena ver este site. Existe muita informação útil, especialmente relativa aos seus métodos "orwellianos" de controlo da população crente. 

Saibam mais em Índice Testemunhas de Jeová

Convido ex-jeovás a partilhar comigo as suas experiências na secção de comentários deste blog. Se pretenderem fazê-lo de forma privada, podem fazê-lo directamente a mim, na pagina do facebook que administro.
Livre de Deus

Um bem hajam.

 

5 comentários:

  1. Muito fraco conteúdo, não têm evidências que possam correlacionar as suas afirmativas, elas estão cheias de falácias, tais quais um ceticista não deveria utilizar. Sua dogma ou opinião, não pode sobrepõem-se a liberdade individual de culto, que é amplamente difundida no estado laico, ao qual pertencemos aqui no Ocidente. O grupo testemunhas de Jeová, reservam-se ao direito de manifestar a sua repugnância com este estrocico site de conteúdo duvidoso, afinal cientificamente, não há "verdade", logo, sua manifestação de repúdio ao nosso Deus é totalmente estúpida, pois se um grupo de pessoas não crê em algo, eles não precisam manifestar sua opinião a favor de explicar seus motivos, e o que vemos aqui neste site, são manifestações de Devangelho, como se fosse religião. " Fraco";

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não disse que este site possuía a verdade acerca da doutrina dos TJ's. Aliás, referi várias vezes no meu texto a dúvida em relação à exactidão no mesmo. Por exemplo.

      "Site revela malefícios e podres da instituição, naquilo que quase parece ser uma disputa na colecção..."
      "Muito embora seja um pouco sensacionalista ao afirmar ligações duvidosas..."
      " Mesmo assim, tal como referi, cuidado com a matéria sensacionalista."

      Nunca coloquei o meu cepticismo de lado durante todo o texto, note-se.

      Escreveste "Sua dogma ou opinião, não pode sobrepõem-se a liberdade individual de culto, que é amplamente difundida no estado laico". Partilho a tua opinião, nada deve interferir na liberdade individual de culto num estado laico. Mas, se um culto promove o discurso de ódio e intolerância (que convenhamos, é igual EM TODAS as vertentes das religiões abraâmicas) contra grupos que existam para lá da periferia do que é (i) moralmente aceite pela congregação, considero ser o meu (e o de todos) o dever de levantar a voz contra quem comanda a opressão.
      No meu caso, levanto a minha voz contra todas as religiões não por achar que as mesmas estão erradas, mas sim por ter certeza de que todos os espectros da ilusão divina são imorais segundo os preceitos mais elevados da sociedade moderna. Lembremo-nos que foi o humanismo quem domou através da força política o cristianismo sedento de sangue que devorou vidas por todo o mundo. Esta é uma realidade que ninguém pode negar.
      As religiões trazem mais malefícios que benefícios á humanidade nos dias que correm. Que um dia tiveram um lugar importante na história da humanidade, não o nego. Nutriram a humanidade de esperança em momentos negros, todavia a soma desse benefício com o prejuízo que causaram apresenta-nos um saldo bastante negativo no final. Está na altura de excretar essas impurezas nossa sociedade, não através da força mas sim através da razão.

      Quando afirmas "eles não precisam manifestar sua opinião a favor de explicar seus motivos, e o que vemos aqui neste site, são manifestações de Devangelho, como se fosse religião. " Fraco", lembra-te que a constituição que usas para defender o direito ao culto é a mesma que defende o direito á opinião.

      Se mais algum tema está por esclarecer, favor dizer.

      Peço desculpa pelo longo texto de resposta.
      O meu mais respeitável cumprimento.

      Eliminar
  2. Em grande parte concordo com o rapaz cristao indignação tv, acima! fui estudante com os tjs por uns 3 anos. E não me lembro de ter visto, ou ouvido nem 10% das coisas que fala no site indicado no texto. estudei "muito" sobre a bíblia (acho que eu deveria ter estudado mais), mas o pouco que estudei foi o suficiente pra eu questionar sobre a biblia e em seguida me tornar um ateu agnóstico. Penso que, se vc afirma algo, é justo que demonstre provas (serve tmb para a existência de um deus) e lá no link e no texto do Victor, são poucas as informações das acusações. Mas a iniciativa é ótima! Parabéns! E desde já declaro que não foi uma crítica maldosa. Abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito da doutrina base é descartada pelos membros das congregações e por vezes o conhecimento é negado aos iniciantes das associações religiosas. Não acredito que queiram passar a informação dos momentos fracos do movimento religioso. Imagina o que seria se eles declarassem que se tinham enganado 5 vezes na data do apocalipse? Vê a bronca que deu, no caso da igreja católica, quando se veio a descobrir as redes de pedofilia que a compunham. Claramente, isso é algo que não se ensina na catequese, que andam predadores sexuais de batina atrás de criancinhas...
      No meu texto, repara, não fiz nenhuma acusação sob a qual não detenha provas. Novamente, chamo a atenção para estas minhas afirmações
      "Site revela malefícios e podres da instituição, naquilo que quase parece ser uma disputa na colecção..."
      "Muito embora seja um pouco sensacionalista ao afirmar ligações duvidosas..."
      " Mesmo assim, tal como referi, cuidado com a matéria sensacionalista."

      Se fiz alguma afirmação que esteja a carecer de prova, agradeço que a indique.
      Muito obrigado pelo comentário e espero voltar com artigos mais elaborados que sejam de seu melhor agrado.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Em grande parte concordo com o rapaz cristao indignação tv, acima! fui estudante com os tjs por uns 3 anos. E não me lembro de ter visto, ou ouvido nem 10% das coisas que fala no site indicado no texto. estudei "muito" sobre a bíblia (acho que eu deveria ter estudado mais), mas o pouco que estudei foi o suficiente pra eu questionar sobre a biblia e em seguida me tornar um ateu agnóstico. Penso que, se vc afirma algo, é justo que demonstre provas (serve tmb para a existência de um deus) e lá no link e no texto do Victor, são poucas as informações das acusações. Mas a iniciativa é ótima! Parabéns! E desde já declaro que não foi uma crítica maldosa. Abç

    ResponderEliminar